Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9995
Título: O discurso machista na constituição do personagem Paulo Honório da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos
Autor(es): Araújo, Edivânia da Silva
Palavras-chave: São Bernardo
Análise do discurso
Literatura
Machismo
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: Durante muitos anos a mulher foi ideologicamente vista como um ser frágil e inferior, por isso na maioria dos casos não lhe era permitido estar em situação de igualdade com o sujeito masculino, já que este, por sua vez, era considerado um ser superior. Nesse sentido, o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, em específico através do personagem Paulo Honório, retrata bem esse modo como a mulher foi tratada durante séculos. No romance, o único discurso que prevalece é o do sujeito masculino, entretanto o discurso feminino é marcado, na obra, pelo silenciamento. Diante disso, através da leitura de São Bernardo compreendemos as aflições da mulher que foi submetida a uma sociedade machista durante décadas. Assim, partindo de tais considerações, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o discurso machista na constituição do personagem Paulo Honório, da obra São Bernardo de Graciliano Ramos. Através da análise do discurso de Paulo Honório foi possível no decorrer da pesquisa mostrar marcas de uma formação discursiva machista característica da sua época e formação social. Ainda, o presente artigo está estruturado em três tópicos: no primeiro momento, daremos ênfase às teorias da Análise do Discurso; no segundo momento, trataremos da junção de literatura e Análise do Discurso; e, por fim, no terceiro discutiremos acerca de Paulo Honório: Discurso Machista e Opressor. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, descritiva e interpretativa de caráter qualitativo e analítico, que tem como embasamento teórico a Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente as contribuições de Pêcheux e Foucault, através de alguns estudiosos como Dantas (2007) Orlandi (2001) Fernandes (2005), entre outros.
Descrição: ARAÚJO, E. S. O discurso machista na constituição do personagem Paulo Honório da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9995
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edivânia da Silva Araújo.pdf529.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.