Resumo:
Desde o final do século XX muitas foram as mudanças verificadas na escola,
essa realidade é fruto das próprias mudanças que ocorreram no mundo. A educação
no Brasil, assim como o ensino de Geografia, tem se transformado
significativamente, talvez não tanto quanto a sociedade atual exigiria, mas sem
dúvidas, significativas. Também se modifica, seja por força das políticas públicas,
seja por exigências da sociedade ou da própria ciência. A ciência geográfica
avançou muito nos últimos anos, por isso, deveria ter contribuído mais para o seu
ensino, mas isso é algo que a ciência não proporciona por si só. Enfocar a realidade
escolar como um ponto fundamental para o desenvolvimento de uma nação é uma
meta que deve ser buscada. Há uma grande carência educacional na instituição e a
sociedade necessita de novas maneiras de enfrentar os problemas do ensino. Nesse
contexto, o estágio Supervisionado é de fundamental importância na formação inicial
do professor, pois para que possamos realizar um bom ensino é necessário que
estejamos a par das condições e dos problemas enfrentados pela escola e pelos
professores. Neste trabalho, discutimos as questões pertinentes ao estagio
supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Monsenhor Emiliano de Cristo, nos meses de fevereiro a dezembro de 2010. Essa
escola localiza-se na cidade de Guarabira-PB, cidade do agreste paraibano. Nosso
objetivo foi relatar a experiência desenvolvida no estágio, compreender as condições
do ensino de geografia, os conteúdos e métodos usados pelos professores, como
também, as condições físicas e materiais da escola. Os procedimentos se deram
através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo, observação, análise e
participação na “Monsenhor Emiliano de Cristo”.
Descrição:
SOUZA, A. E. de. Estágio supervisionado: uma experiência na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor
Emiliano de Cristo. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.