Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar, desenvolver e aplicar técnicas de Inteligência Artificial a um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos da história: Dominós. Desta forma, é proposto um algoritmo heurístico com a finalidade de aumentar a performance de um jogador de máquina ou um agente no ambiente do jogo. Para validar o algoritmo proposto, foram realizados testes que consistiram de simulações de partidas entre diversos agentes, incluindo um agente humano. Dados resultantes das excessivas interações ou competições entre os agentes mostraram-se bastante satisfatórios, apresentando um aumento de 45,77% no número de vitórias com o uso do algoritmo. Os dados são analisados e discutidos no decorrer deste trabalho.
Descrição:
COSTA, J. A. S. Inteligência Artificial em jogos de tabuleiro: proposição de uma Heurística para o Jogo de Dominós. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.