Resumo:
Este trabalho visa os resultados obtidos em um projeto piloto de um minicurso de Arduino utilizando a plataforma S4A, com o intuito de que os alunos adquiram conhecimentos básicos em programação, eletrônica e robótica para a elaboração e construção de projetos, utilizando-se de uma metodologia construcionista desenvolvidas por Papert. A pesquisa foi definida como qualitativa de caráter exploratório, envolvendo um levantamento bibliográfico para melhor compreensão da problemática e em seguida foram realizadas aulas com aplicações do S4A no estudo de programação e eletrônica utilizando o Arduino para observar o desempenho dos alunos no processo de criação de projetos eletrônicos programáveis. Após observar os resultados obtidos com estudo dessa pesquisa, é possível ver as etapas da abordagem construcionista sendo empregadas nas ferramentas utilizadas e constatar suas contribuições no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de linguagem de programação e eletrônica educativa com os alunos envolvidos. Sendo assim as etapas de descrição-execução-reflexão-depuração fazem parte da metodologia usada por essas ferramentas, colocando o aluno como ser pensante no processo de construção do conhecimento, aplicado na produção de seus projetos.
Descrição:
ALVES, L. C. F. Análise e interação de um Minicurso de Arduino utilizando a ferramenta S4A baseada em uma abordagem construcionista. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015