Resumo:
Atualmente os elementos tecnológicos estão presentes em todos os ambientes imagináveis da sociedade, crescendo de forma exponencial também no âmbito educacional. A inserção da tecnologia na escola ainda passa por algumas resistências pela falta de preparo técnico dos usuários desses recursos tecnológicos que encontram-se disponíveis no meio educacional. Assim a presente pesquisa tem como finalidade apresentar um panorama sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Coremas-PB. Outra questão levantada é a verificação da possibilidade dessas escolas proporcionar um curso de informática básica sendo utilizados os recursos físicos e humanos existentes nas próprias instituições. A pesquisa teve como universo de análise às 3 (três) escolas estaduais que funcionam na cidade de Coremas. O estudo se valeu de uma revisão bibliográfica sobre o referido assunto, bem como, uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa-quantitativa onde os professores, alunos e os profissionais de apoio à informática das escolas envolvidas na pesquisa responderam os questionários. Parâmetros relevantes sobre a utilização das TIC no ambiente escolar foram analisados e discutidos bem como soluções foram propostas para os problemas elencados pelos sujeitos da pesquisa.
Descrição:
SILVA, J. L. Inserção da Informática no ambiente escolar: usos e limitações nas Escolas Públicas Estaduais da Cidade de Coremas - PB. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.