Resumo:
O trabalho trata se da análise do processo ensino aprendizagem na disciplina de
geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Maroja, localizada na zona
rural do município de Araçagi/PB no assentamento Maria Preta, antiga Fazenda Violeta.
Faz-se necessário tal estudo mediante a importância do ensino geográfico na formação do
educando como agente atuante e modificar do espaço geográfico. Disciplina esta que
contribui na formação do cidadão consciente e crítico dos problemas do mundo em que vive.
A geografia torna- se presente na vida de cada indivíduo, pois se trata de uma ciência que
discute o homem e o espaço geográfico, o qual faz parte. Esse conhecimento é adquirido
através da vivência, como também no ensino escolar. Então, este trabalho tem como
objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem na referida disciplina, analisando
a prática pedagógica dos professores e a percepção dos alunos do ensino fundamental II.
Utilizamos para realização desse trabalho um levantamento bibliográfico, realizado em
bibliotecas e sites na internet; trabalho empírico com trabalhos de campo e observações ao
espaço escolar; aplicação de questionários e registros fotográficos. Compreendemos que o
ensino da geografia não se deve deter ao cúmulo de conteúdos adquiridos na sala de aula,
mas a aquisição de conhecimentos que sirva de suporte para reflexão e compreensão da
realidade do âmbito local ao global. Portanto, o processo de ensino aprendizagem tem por
finalidade o pleno desenvolvimento do educando.
Descrição:
SILVA, L. R. da. O ensino de geografia na Escola Olívio Maroja, Araçagi - PB. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.