Resumo:
Devida a exigência do tráfego e por questões de conforto e segurança, os pavimentos comuns muitas vezes não conseguem ter um bom desempenho em relação as suas deformações. Nessa situação, a procura pelo aumento da durabilidade do pavimento levou a uma crescente demanda por ligantes asfálticos modificados por polímeros. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo a verificação do comportamento mecânico das misturas asfálticas puras e com adição de PET, para possível emprego em asfaltos especiais, assim como reduzir a concentração desse polímero no meio ambiente. O modelo de dosagem utilizado foi o Superpave e o teor de PET usado para adição foi de 5% relativo ao volume de asfalto. A metodologia adotada no trabalho foi a realização dos ensaios: Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT), Módulo de Resiliência (MR) e Flow Number, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação Superpave (amassamento). Os resultados obtidos no ensaio de Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) foram de 1,22 MPa para a mistura com o CAP puro e 1,41 Mpa para a mistura com o CAP modificado; no ensaio de e Módulo de Resiliência (MR), foram obtidos 8,138 Mpa para a mistura pura e 14,216 MPa para a mistura modificada; já no ensaio de Flow Number, o número de ciclos médio para a mistura pura foi de 1644 e 1318 para a mistura adicionada de PET. De acordo com os resultados obtidos nos ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) e Módulo de Resiliência (MR), a mistura modificada apresentou melhoria de 15,57% e 74,67%, respectivamente, quando comparada a mistura pura. O ensaio de Flow Number não mostrou bons resultados para a mistura modificada. Diante desses resultados, foi verificado que o PET pode ser um polímero reciclado com finalidade de melhorar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas a serem utilizadas na dosagem de pavimentos especiais, sendo necessária a realização de mais ensaios para total comprovação.
Descrição:
AZEVEDO, Nathália de Oliveira. Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas puras e modificadas com o politeraftalato de etileno (PET). 2016. 22p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.