Resumo:
As rodovias em bom estado de conservação são fundamentais para o desenvolvimento
socioeconômico do país, tendo em vista que o modal rodoviária apresenta grande destaque no
transporte de bens e pessoas. A pavimentação é a atividade de construção da estrutura que
visa à melhoria do tráfego e tende apresentar características que possibilitam maior conforto
no deslocamento e mais segurança em condições de pista. O presente trabalho teve como
objetivo avaliar funcionalmente as condições de um determinado pavimento na PB-111, no
trecho entre a cidade de Cacimba de Dentro-PB e a PB-105. Definiu-se um trecho que
apresenta estado de deterioração acentuado, com extensão de 1 km e o mesmo foi estaqueado
a cada 20 m, a fim de diagnosticar os defeitos identificados e suas possíveis causas, bem como
verificar as prováveis causas para a redução precoce da vida útil do referido pavimento. O fim
da vida útil tão precoce do trecho analisado pode estar associado a três principais fatores:
problemas na dosagem e execução do microrrevestimento; escolha inadequada do tipo de
revestimento e, excesso de carregamento, em decorrência de veículos pesados que ali transite.
Além disso, quanto às condições funcionais, o referido trecho analisado foi considerado em
estágio ruim.
Descrição:
NASCIMENTO, Elonir Dayanna Izidoro do. Avaliação do nível de serventia e identificação de defeitos em trecho recém-construído da PB – 111, entre a cidade de Cacimba de Dentro e a PB – 105: Estudo de caso. 2016. 61p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.