Resumo:
Os pavimentos flexíveis são aqueles em que a camada responsável por receber diretamente a
ação do tráfego (camada de rolamento), é composta por uma mistura de agregados minerais e
ligante betuminoso. Este tipo de pavimento é utilizado predominantemente na maioria das
rodovias brasileiras, sendo o mesmo projetado para que suas características de desempenho
sejam eficazes para uma determinada vida útil. No entanto, muitas rodovias começam a
apresentar defeitos precocemente, devido a fatores construtivos e de projeto. O presente
trabalho teve como objetivo calcular o Índice de Gravidade Global (IGG) de um trecho da
rodovia PB-111 na saída da cidade de Cacimba de Dentro - PB em direção a PB -105, localizado
no Curimataú Paraibano. O referido trecho foi reconstruído recentemente, sendo utilizado
microrrevestimento. Todavia, já apresenta inúmeros defeitos, os mesmos foram inventariados
utilizando os procedimentos adotados pelo DNIT e descritos nas normas DNIT – TER 005/2003
e DNIT–PRO 006/2003, a fim de calcular o Índice de Gravidade Global (IGG), procedimento
que atribui uma nota ao pavimento, a qual representa seu estado de conservação e direciona que
medidas devem ser adotadas para sua recuperação. O levantamento de dados foi realizado
mediante visitas in loco, em que são anotados em planilha especifica a cada 20m os defeitos
encontrados para posteriormente calcular o IGG. O trecho avaliado apresentou um elevado
valor de IGG, demostrando o grau de deterioração do trecho em análise, o que reflete
diretamente nas condições de segurança e conforto.
Descrição:
GUEDES, Luan Morais. Determinação do índice de gravidade global (IGG) de trecho
reconstruído da rodovia PB-111. 2016. 65p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.