dc.description.abstract |
A realização da presente pesquisa tem como principal preocupação, a formação dos futuros docentes para a educação básica, a partir disso, buscou-se elaborar uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentados no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Assim, este trabalho tem por objetivos, analisar quantas monografias vem sendo elaboradas e apresentadas ao fim de cada semestre no campus III da UEPB, no período de 2011.1 a 2014.1; identificar as áreas de maior interesse a serem pesquisadas pelos concluintes do curso de Licenciatura Plena em Geografia; quantificar quantos TCCs são voltados para a área do ensino da geografia; mencionar que tipo de pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito escolar e mostrar qual temática mais influência a escolha dos futuros doentes na hora de escreve seus TCCs, se é, o relatório de estágio supervisionado, a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica ou as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). Quanto ao método, o mais indicado para a concretização deste estudo, é a pesquisa bibliográfica, que é aquela que consiste no levantamento e avaliação de trabalhos realizados anteriormente, por outros autores. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como: Azevedo (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Demo (2007), Freire (2008), Martins (2002), Nunes (2001), Oliveri (2010), Severino (2007), Tardif (2002), Vesentini (2009) entre outros. Os resultados apontam que, a maioria das monografias apresentadas, neste campus, na área da educação, utilizou-se do relatório de estágio supervisionado, e de pesquisas de campo visando estudar a prática docente com o objetivo de melhorar a mesma. Deste modo, a presente pesquisa possibilitou-me enxergar que, para construir um país melhor, a educação, ainda, é o caminho mais eficaz e que, querendo ou não, isso só será possível quando a situação educacional brasileira for revista. |
pt_BR |