Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a forma como o ensino de Geografia está sendo desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos nas escolas Estaduais da cidade de Guarabira/PB. A pesquisa procurou discutir o processo histórico de criação da EJA e compreender o papel da disciplina geográfica no processo de formação cidadã dos educandos. O trabalho foi construído por etapas, primeiramente buscamos fazer um levantamento bibliográfico sobre a temática, principalmente resgatando o histórico do Ensino de Jovens e Adultos ao longo dos anos no país, e, o desenvolvimento e a contribuição do ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Após as leituras, fichamentos e amadurecimento das idéias, partimos para a elaboração de um questionário, o qual foi aplicado aos professores da rede estadual de ensino do município de Guarabira que trabalham com a EJA. Através desta pesquisa, podemos identificar a importância que a Educação de Jovens e Adultos tem na vida das pessoas que não concluíram a escolarização, no entanto podemos verificar que esta modalidade de ensino passa por problemas diversos, e principalmente pela ausência de profissionais capacitados para trabalhar com as especificidades que este ensino apresenta. Portanto o presente trabalho faz uma discussão desde o processo histórico de surgimento da EJA, resgata a importância do ensino de Geografia nesse ensino, faz uma análise de como o mesmo vem sendo desenvolvido na cidade supracitada e, por último traz uma contribuição através de sugestões que poderão melhorar o desenvolvimento do ensino de Geografia na EJA.
Descrição:
NASCIMENTO, E. J. T. do. Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Geografia: redescobrindo velhos saberes, recriando novos caminhos. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.