dc.contributor.author |
Oliveira, Rejane Maria da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-05T15:23:02Z |
|
dc.date.available |
2016-07-05T15:23:02Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10346 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Rejane Maria da Silva. O processo de ensino e aprendizagem na escola pública: a construção do saber através do lúdico no teatro. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar a importância da leitura de textos teatrais em verso e prosa, na educação básica para que nesta, a imaginação e a fantasia estejam presentes, contribuindo para com a construção do saber e resgatando a autoconfiança, a autoestima, a criatividade e a criticidade dos educandos da instituição escolar. Para aprofundarmos esse assunto, nos fundamentamos em vários teóricos, dentro eles: Cagliari (1999); Cordeiro (2007); Craidy e Kaercher (2001); Rojo (2009) e Soares(1998). A metodologia utilizada, neste trabalho, baseou-se na leitura e estudo de vários poemas e do texto teatral: Dom ratinho e Dom gatão de Lourdes Ramalho. Nesta pesquisa, vivenciamos com os alunos do 4° ano, a dramatização relacionada à peça teatral acima citada. Os resultados sinalizam que a utilização do lúdico, no teatro, na instituição escolar é essencial para a construção de uma escola atrativa, que estimule atitudes como a superação, a responsabilidade, o desafio e o encanto em descobrir o prazer pelo conhecimento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joseilda de Sousa Diniz |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.title |
O processo de ensino e aprendizagem na escola pública: a construção do saber através do lúdico no teatro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |