Resumo:
O presente relato de experiência docente foi desenvolvido a partir de práticas vivenciadas na disciplina de Geografia em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho, em Esperança-PB. Tomando como referencial as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL,1997) e o conhecimento acumulado no cotidiano da sala de aula, defende-se que a observação prática é um poderoso instrumento metodológico para ensinar e aprender, validando a ideia de que o ato de olhar também revela o que está além do visível. Os resultados alcançados dão conta de que a prática pedagógica deve estar atrelada ao ambiente cultural escolar de aprender a observar e de aprender com o ambiente em que está inserido, incorporando os recursos culturais que os alunos trazem para a escola. Conclui-se também, a partir desse estudo, que o Estágio Supervisionado é muito importante, uma vez que fornece informações e conhecimentos imprescindíveis à prática docente e neste período o estagiário pode utilizar todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação.
Descrição:
SANTOS, Severino Glaube dos. Relato de experiência na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho - Esperança-PB e o estágio docente. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]