dc.contributor.author |
Aguiar, Mariselma Gonçalves de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-11T18:45:51Z |
|
dc.date.available |
2016-07-11T18:45:51Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10419 |
|
dc.description |
AGUIAR, Mariselma Gonçalves de Farias. A relação família/escola. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho de conclusão de curso busca-se apresentar o papel da escola como construtora do saber, tenho como aliada a família. Para tanto se procurou estabelecer a relação da escola com a gestão escolar, a escola com o aluno da educação infantil e dos Anos Iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de compreender o funcionamento dessas escolas e os alunos que as mesmas recebem. A metodologia empregada neste estudo se baseia nos procedimentos, relatos dos estágios realizados no decorrer do curso e estudos bibliográficos. Por fim procura-se compreender as noções de família, como era a família de antes e como é a de hoje e qual a função da mesma na educação escolar dos filhos, problematizando sobre o papel da escola nessa relação família e escola a partir das teorias de Szymanski (2007),Macedo(1996), Perrenoud (2000) Maiomoni e Bertone (2003). Para tanto este trabalho de caráter bibliográfico possibilita a compreensão de aspectos relacionados ao papel da família em relação à escola, isto é, como a família pode ser parceira e colaboradora na aprendizagem dos seus filhos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria José Guerra |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e Família |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
A relação família/escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |