UEPB - Repositório Digital

Os diversos usos da literatura infantil na educação infantil das escolas públicas do município de Lagoa Seca

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Ana Lúcia de Holanda
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:04:02Z
dc.date.available 2016-07-12T16:04:02Z
dc.date.issued 2015-12-03
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10453
dc.description Ferreira, A. L. de H. Os diversos usos da literatura infantil na educação infantil das escolas públicas do município de Lagoa Seca. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No presente artigo, abordaremos a importância da literatura infantil e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem dascrianças e a formação do leitor crítico, defendendo o trabalho com a literatura infantil sendo realizado nas escolas de maneira adequada, de forma lúdica e de fruição, incentivando na criança o gosto pela leitura literária. Tendo como objetivos analisar os diferentes usos da literatura infantil na educação infantil e identificar os diferentes usos da literatura infantil na educação infantil. Mas para que a literatura infantil, enquanto forma de expressão da arte, venha a contribuir para a formação do leitor crítico, faz-se necessário que a escola e os professores conheçam a importância da literatura infantil para a formação das crianças, e que venham a fornecer as crianças os estímulos adequados à leitura literária, pois a mesma pode promover conhecimento naturalmente, tanto o conhecimento de mundo, quanto o de si mesma, e que embora a literatura e a escola tenham surgido na mesma época e caminhem ambas entrelaçadas, não é adequado quea escola utilize a literatura como mais um recurso pedagógico, quando a mesma é trabalhada para atingir determinado fim pedagógico, sendo imposta pelo professor,podendo inibir na criança sua imaginação e as inúmeras possibilidades de leitura, afastando a criança do prazer da leitura literária. Diante dessas dificuldades em relação ao trabalho escolar com a literatura infantil, sentimos a necessidade de conhecer o papel da literatura infantil na educação, onde realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento um questionário, onde dez professoras da educação infantil da rede pública relataram suas concepções sobre o que é literatura infantil e como desenvolvem seu trabalho escolar acerca da mesma. A partir dos resultados coletados, identificamos que a maioria dos entrevistados não apresentaconhecimentos teóricos sobre literatura infantil, ocasionando uma visão simplificada sobre essa literatura, assim como percebemos como é feito o uso diário da literatura em sala de aula e os erros e equívocos na utilização da literatura infantil, visto que em sua maioria a literatura é utilizada como instrumento pedagógico, desconsiderando seu papel lúdico e estético,bem como as estratégias e metodologias utilizadas no trabalho com a literatura, apontaram para o uso de recursos como fantoches, livros, entonação de voz, gravuras etc. Com relação ás contribuições que à literatura infantil pode trazer as crianças, as respostas foram variadas e parecidas, pois visam à promoção do conhecimento, da oralidade, do processo de leitura e escrita, dentre outras contribuições.Por fim concluímos que, embora a maioria dos professores considerarem importante o uso da literatura infantil na formação do leitor crítico, autônomo ajudando as crianças na compreensão do mundo ao seu redor e de si mesmas, a maioria dos professores utilizam a literatura infantil como instrumento pedagógico desvirtuando o sentido real da literatura, ocasionando o desinteresse das crianças por esse gênero literário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Formação de Leitor pt_BR
dc.subject Leitura Literária pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.title Os diversos usos da literatura infantil na educação infantil das escolas públicas do município de Lagoa Seca pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta