dc.description.abstract |
A relação entre sociedade e o meio ambiente tem gerado na maioria das vezes problemas
que estão relacionados diretamente a nossa forma de viver. A Educação Ambiental se
constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos,
através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incentivar no
educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O objetivo desta
presente pesquisa consistiu em conhecer o nível de percepção sobre a Educação
Ambiental pelo corpo discente e docente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho localizada em Belém - PB. Como
opção metodológica, foi utilizado ficha de campo, material de entrevista semi-estruturados
e instrumental técnico, para obter dados relevantes quanto ao processo educacional
desenvolvido na escola. Ao relacionar o processo de Educação Ambiental à sala de aula,
constatou-se que esse processo está relacionado às ações da sociedade, que na maioria das
vezes, não prepara o cidadão para um convívio harmonioso com o meio ambiente,
passando a degradá-lo sem ter noção do mal que está causando. Apesar da difusão
crescente da Educação Ambiental pelo processo educacional, essa ação educativa
geralmente se apresenta fragilizada em suas práticas pedagógicas, na medida em que tais
práticas não se inserem em processos que gerem transformações significativas da
realidade vivenciada. Professores e alunos da escola trabalhada devem buscar uma
reflexão crítica que busque transformar o cotidiano escolar, o mundo, a sociedade e seus
indivíduos, para que possam, de fato, em sua atuação, contribuir na construção de uma
nova sociedade ambientalmente sustentável. |
pt_BR |