UEPB - Repositório Digital

Percepção dos professores e alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, município de Belém - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Everton Cardoso
dc.date.accessioned 2013-07-15T11:50:31Z
dc.date.available 2013-07-15T11:50:31Z
dc.date.issued 2013-07-15
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1048
dc.description MORAIS, E. C. Percepção dos professores e alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, município de Belém - PB. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A relação entre sociedade e o meio ambiente tem gerado na maioria das vezes problemas que estão relacionados diretamente a nossa forma de viver. A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incentivar no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O objetivo desta presente pesquisa consistiu em conhecer o nível de percepção sobre a Educação Ambiental pelo corpo discente e docente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho localizada em Belém - PB. Como opção metodológica, foi utilizado ficha de campo, material de entrevista semi-estruturados e instrumental técnico, para obter dados relevantes quanto ao processo educacional desenvolvido na escola. Ao relacionar o processo de Educação Ambiental à sala de aula, constatou-se que esse processo está relacionado às ações da sociedade, que na maioria das vezes, não prepara o cidadão para um convívio harmonioso com o meio ambiente, passando a degradá-lo sem ter noção do mal que está causando. Apesar da difusão crescente da Educação Ambiental pelo processo educacional, essa ação educativa geralmente se apresenta fragilizada em suas práticas pedagógicas, na medida em que tais práticas não se inserem em processos que gerem transformações significativas da realidade vivenciada. Professores e alunos da escola trabalhada devem buscar uma reflexão crítica que busque transformar o cotidiano escolar, o mundo, a sociedade e seus indivíduos, para que possam, de fato, em sua atuação, contribuir na construção de uma nova sociedade ambientalmente sustentável. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos Antonio Belarmino Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Docente e discente pt_BR
dc.title Percepção dos professores e alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, município de Belém - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta