UEPB - Repositório Digital

Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Sinezia dos Santos
dc.date.accessioned 2013-07-15T12:02:25Z
dc.date.available 2013-07-15T12:02:25Z
dc.date.issued 2013-07-15
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1049
dc.description MARTINS, S. dos. S. Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda de um tema de grande relevância para a sociedade atual, visto que debatemos sobre o tratamento das informações e as suas representações gráficas. Os diversos tipos de representações são cada vez mais imprescindíveis na transmissão, interpretação, análise e crítica dos fatos e fenômenos contemporâneos. Parece ser evidente que a representação gráfica, como linguagem universal, é extremamente eficaz para atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos e entre os indivíduos. Para a elaboração dessa monografia, utilizamos como referencial teórico-metodológico autores da Geografia e de áreas afins, a exemplo de: Almeida (1989), Claval (2001), Martinelli ( 2003), Santos (2004), Moraes ( 2005) entre outros. Esses autores nortearam todas as fases da pesquisa. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a categoria paisagem e a forma de representações espaciais, em seguida, fizemos uma avaliação do livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, que está localizada no município de Guarabira, Paraíba. Vale salientar que foram ministradas aulas nessa escola para entender como os estudantes interpretam e criam imagens acerca dos conteúdos disponíveis no livro didático. Para concluir fizemos uma análise sobre a percepção e cognição através da leitura da paisagem por meio de um trabalho de campo com estudantes. A partir da avaliação identificamos resultados bem significativos no que diz respeito a Geografia e ao entendimento da paisagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alecsandra Pereira da Costa Moreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Representações gráficas pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.title Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta