dc.description.abstract |
Este trabalho aborda de um tema de grande relevância para a sociedade atual, visto
que debatemos sobre o tratamento das informações e as suas representações
gráficas. Os diversos tipos de representações são cada vez mais imprescindíveis na
transmissão, interpretação, análise e crítica dos fatos e fenômenos contemporâneos.
Parece ser evidente que a representação gráfica, como linguagem universal, é
extremamente eficaz para atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos
e entre os indivíduos. Para a elaboração dessa monografia, utilizamos como
referencial teórico-metodológico autores da Geografia e de áreas afins, a exemplo
de: Almeida (1989), Claval (2001), Martinelli ( 2003), Santos (2004), Moraes ( 2005)
entre outros. Esses autores nortearam todas as fases da pesquisa. Inicialmente
realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a categoria paisagem e a forma de
representações espaciais, em seguida, fizemos uma avaliação do livro didático de
Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, que está localizada no
município de Guarabira, Paraíba. Vale salientar que foram ministradas aulas nessa
escola para entender como os estudantes interpretam e criam imagens acerca dos
conteúdos disponíveis no livro didático. Para concluir fizemos uma análise sobre a
percepção e cognição através da leitura da paisagem por meio de um trabalho de
campo com estudantes. A partir da avaliação identificamos resultados bem
significativos no que diz respeito a Geografia e ao entendimento da paisagem. |
pt_BR |