Resumo:
No desenrolar desta monografia, busca-se em primeiro plano compreender a
definição, componentes e funcionalidades do GIS e, sobretudo, mostrar a utilização
de seus Softwares Livres como recurso didático para o ensino-aprendizagem da
Geografia. Em nossa análise, inicialmente, enfatizaremos as diferenças conceituais
entre Geoprocessamento e GIS e Software Livre e Gratuito. O processamento
informatizado de dados georreferenciados é tido como geoprocessamento, enquanto
o GIS é um de seus elementos. O SL não significa gratuito, e sim, livre, de liberdade,
se referindo a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível
para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas
necessidades e ou interesses. Os SL GIS auxilia o aluno (usuário) numa melhor
compreensão de seu espaço geográfico, uma vez que adequam diversos dados num
mesmo setor. O referencial teórico baseia-se nas idéias do INPE (2009), Câmara e
Davis (2001), Pereira e Silva (2001), Coutinho (2010), Farias (1999) Uchoa e
Ferreira (2004), Bacic (2003), Valentim e Correia (2002), PCN’s (1998), Vieira
(2001), Pazini e Montanha (2005), Kanegae (2003) e Medeiros (2009). O passo
inicial dado para abordar tal temática, foi o interesse do autor na área da tecnologia
da geo-informação e o fato de trabalhar secundariamente na informática. Os
procedimentos e técnicas metodológicas consistiram em pesquisas bibliográficas,
sobretudo através da rede mundial de computadores, a internet, haja vista a
escassez de dados, informações e livros em nossas instituições de ensino sobre o
tema aqui explanado. O trabalho aborda os efeitos da utilização dos softwares livres
no meio geográfico e na sociedade como um todo.
Descrição:
ALVES, J. da. S. Software GIS Livre e o ensino - aprendizagem da
geografia. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.