Resumo:
O presente trabalho aborda alguns conceitos de gestão de documentos e as etapas nas quais a a tramitação e a transferência de documentos se enquadram no ambiente de trabalho entre o Fórum Cível da comarca de João Pessoa e o Arquivo judicial. Como objetivo apresentamos a tramitação e a transferência dos processos judiciais e o uso da Tecnologia da Informação como ferramenta de trabalho entre o Arquivo Judicial do Fórum Cível e os cartórios. Utilizamos a abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva em que aplicamos a técnica da observação para verificar como ocorre o fenômeno bem como a entrevista com servidores de cartórios e do Arquivo. Também dispomos da pesquisa na literatura de Arquivologia e da área jurídica. Apresentamos a coleta de dados bem como sua análise, figuras e quadros representando uma análise e propostas de adaptação das atividades no Arquivo visando melhorias. Discutimos sobre as melhorias propostas no trabalho e a importância do arquivista como agente responsável pela realização dos serviços do arquivo visando alcançar eficácia, eficiência e economia nos serviços para atender à instituição, ao arquivo e seus usuários.
Descrição:
SILVEIRA, K. C. P. da. Tramitando e transferindo: uma análise sobre a tramitação e a transferência de documentos entre o Fórum Cível e seu arquivo judicial. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]