Resumo:
Os arquivos escolares produzem documentos que são de interesse publico.Nesse ambiente, muitos documentos são produzidos e estes possuem informações sobre a atividade dos alunos e professores por meio de registro de matrículas, históricos e cadernetas, documentos que precisam então serem mantidos na escola mesmo depois de seu uso corrente, por possuírem valor de prova ou por fazerem parte da história da escola. Em seu arquivamento devem ser aplicados cuidados na conservação desses documentos, a fim de evitar desgaste devido à ação de agentes presentes no arquivo. Diante disso observa-se que é preciso falar no tema arquivos escolares, como forma de chamar atenção para os problemas em torno da temática da preservação. Essa pesquisa objetivou analisar os procedimentos de conservação de arquivo em uma escola pública estadual na cidade de João Pessoa-PB. O campo empírico dessa pesquisa foi a Escola Estadual José Lins do Rego, onde funciona além do Ensino Médio o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.Apenas o arquivo do Ensino Médio foi escolhido para essa pesquisa cuja questão de pesquisa é: de que forma a escola conduz as políticas de conservação de seus documentos? Essa questão surgiu da hipótese de que no arquivo da escola é possível encontrar fatores que contribuem para o desgaste dos documentos. Foram utilizados os métodos de entrevista e observação para levantamento dos dados. Os resultados apontam para a necessidade de ações mais enérgicas no tocante à conservação dos documentos escolares nessa unidade de educação.
Descrição:
BU, J. A. F. do. Procedimentos de conservação de arquivos escolares: o caso da Escola Estadual José Lins do Rego. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]