Resumo:
O presente trabalho diz respeito a um relatório referente ao estágio vivenciado em um escritório de advocacia na cidade de João Pessoa. Teve como objetivo descrever as atividades desenvolvidas, especificamente, no que tange a implantação de uma gestão de documentos digitais. Estão descritos todos os métodos utilizados na organização, descrição, ordenação, arquivamento e estratégias para a recuperação da informação no sistema de redes, bem como, os métodos de treinamento que serviu de orientação/capacitação dos usuários internos no manuseio ao novo arquivo digital implantado. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados atingidos dizem respeito a uma nova configuração dos arquivos digitais, refletindo no rápido acesso e recuperação da informação, contribuindo na eficiência organizacional, além do reconhecimento quanto à importância do estagiário de arquivologia e valorização da área. O uso da tecnologia computacional em instituições de caráter jurídica viabiliza a praticidade e otimização do tempo. A necessidade de uma gestão é legítima. Os estudos sobre o GED é um tema bastante discutido pela área, a aplicação da GED nos arquivos das diversas instituições de caráter jurídico coloca-se como um tema que deve ser bastante discutido pela área nos mais diversos níveis. Trabalhos dessa natureza, também devem servir de modelo para instituições da mesma natureza, haja vista a especificidade da documentação e a familiaridade dos métodos que podem ser os mesmos, servido como modelo.
Descrição:
OLIVEIRA, R. B. da M. de. Gestão no arquivo digital: um relato de experiência de estágio em escritório de advocacia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Relatório]