Resumo:
O presente trabalho, aborda como temática os componentes curriculares em Tecnologia da Informação na formação do Arquivista. O seu objetivo geral foi avaliar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) dos cursos de Arquivologia das regiões Norte e Nordeste, no que diz respeito à Tecnologia da Informação. Diante disso, empregou-se uma pesquisa exploratório-descritiva em uma abordagem quali-quantitativa. O início desta pesquisa, se deu a partir de levantamentos bibliográficos, e pesquisas voltadas para os cursos de Arquivologia no Brasil, esses procedimentos nos levaram aos objetivos de analisar os componentes curriculares que envolvem à Tecnologia da Informação aos cursos de Arquivologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil; mapear os componentes curriculares em Tecnologia da Informação, nos cursos de Arquivologia das regiões Norte e Nordeste de acordo com os dados coletados e verificar à importância dos componentes curriculares em Tecnologia da Informação na formação do Arquivista. Os resultados direcionam para a necessidade de que o profissional interaja com outras áreas do conhecimento, em que se vê o quanto é fundamental a aplicabilidade de mais disciplinas voltadas para a Tecnologia da Informação nos currículos dos cursos de Arquivologia, entendeu-se que atendendo as necessidades, contribuirá na formação do Arquivista. Conclui-se que, o arquivista deve estar preparado frente as novas tecnologias, buscando sempre quebrar novos paradigmas, para a atualização de suas habilidades e competências, atendendo as exigências do mercado de trabalho.
Descrição:
SANTOS, K. S. do N. Os componentes curriculares em Tecnologia da Informação na formação do arquivista. 2015. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]