dc.description.abstract |
No processo de ensino/aprendizagem é relevante a abordagem de conteúdos escolares com
utilização de imagens como por exemplo: charges, fotografias, (HQs) histórias em
quadrinhos, desenhos, mapas e vídeos, pois através desses recursos é possível proporcionar
momentos de prazer, instigação e criatividade, melhorando assim a qualidade da educação.
Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as metodologias e os recursos didáticos
utilizados no processo de ensino/aprendizagem da Geografia, na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Castro Pinto no município de Jacaraú-PB. Como procedimentos metodológicos
deste trabalho, fez-se um levantamento bibliográfico para constatar a exatidão do assunto em
questão; entrevista estruturada com alunos, docente de Geografia e de outras disciplinas;
observações de aulas ministradas pela professora de Geografia; regências e trabalho de
gabinete. As imagens, tão presentes em nosso cotidiano, às vezes, ficam escanteadas ou até
mesmo esquecidas na sala de aula, pois os educadores pouco usam esse método. Na Escola
supracitada não foi detectado o uso de imagens nas aulas de Geografia, mas, ao sugerir tal
didática ao professor da disciplina de Geografia, as práticas com vários tipos de imagens
proporcionaram uma assimilação mais rápida e agradável do conteúdo trabalhado, criaram
maior interação entre professor e alunos e entre alunos, gerando discussões acerca dos
assuntos abordados. A prática permitiu que, a utilização dessas variedades de imagens como
um recurso didático e metodológico facilitasse o trabalho docente na sala de aula, assim como
também a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia. |
pt_BR |