UEPB - Repositório Digital

Uso de imagens no processo de ensino/aprendizagem em Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto, Jacaraú - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Filipe Rodrigues de
dc.date.accessioned 2013-07-16T13:36:23Z
dc.date.available 2013-07-16T13:36:23Z
dc.date.issued 2013-07-16
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1077
dc.description ARAÚJO, F. R. de. Uso de imagens no processo de ensino/aprendizagem em Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto, Jacaraú - PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract No processo de ensino/aprendizagem é relevante a abordagem de conteúdos escolares com utilização de imagens como por exemplo: charges, fotografias, (HQs) histórias em quadrinhos, desenhos, mapas e vídeos, pois através desses recursos é possível proporcionar momentos de prazer, instigação e criatividade, melhorando assim a qualidade da educação. Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as metodologias e os recursos didáticos utilizados no processo de ensino/aprendizagem da Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto no município de Jacaraú-PB. Como procedimentos metodológicos deste trabalho, fez-se um levantamento bibliográfico para constatar a exatidão do assunto em questão; entrevista estruturada com alunos, docente de Geografia e de outras disciplinas; observações de aulas ministradas pela professora de Geografia; regências e trabalho de gabinete. As imagens, tão presentes em nosso cotidiano, às vezes, ficam escanteadas ou até mesmo esquecidas na sala de aula, pois os educadores pouco usam esse método. Na Escola supracitada não foi detectado o uso de imagens nas aulas de Geografia, mas, ao sugerir tal didática ao professor da disciplina de Geografia, as práticas com vários tipos de imagens proporcionaram uma assimilação mais rápida e agradável do conteúdo trabalhado, criaram maior interação entre professor e alunos e entre alunos, gerando discussões acerca dos assuntos abordados. A prática permitiu que, a utilização dessas variedades de imagens como um recurso didático e metodológico facilitasse o trabalho docente na sala de aula, assim como também a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia – ensino pt_BR
dc.subject Imagens pt_BR
dc.subject Ensino/Aprendizagem pt_BR
dc.title Uso de imagens no processo de ensino/aprendizagem em Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Pinto, Jacaraú - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta