dc.contributor.author |
Silva, Joice Romão da |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-16T13:49:41Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T13:49:41Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1078 |
|
dc.description |
SILVA, J. R. da. Uma breve análise da disciplina de geografia no
currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na
modalidade EJA. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como o objetivo analisar os conteúdos de geografia no currículo escolar referente ao 1º Ano do
ensino médio e na modalidade EJA no município de Guarabira-PB. Este estudo foi construído como trabalho
para a conclusão do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III
GUARABIRA-PB. No decorrer da história da construção de uma educação formal brasileira houve grandes
mudanças no sistema e consequentemente em documentos que serviam como referências para as escolas e
professores da educação básica. Mudanças no currículo contribuíram para valorizar alguns aspectos como
também causar danos à formação de toda uma geração de estudantes. Como exemplo a criação da disciplina de
Estudos Sociais que concentrou as disciplinas de Historia e Geografia nas salas de aula. O objetivo especifico
desse artigo é analisar diferenças e semelhanças entre os conteúdos da disciplina de Geografia trabalhados no
ensino médio e na modalidade EJA, entendendo as diferenças existentes entre os níveis e verificando se há
adequações para cada dinâmica. Para isso realizamos visitas na Gerencia Regional de Ensino, coleta de
documentos e analise dos mesmos, juntamente com a pesquisa bibliográfica que foi fundamentada em
(ALMEIDA, 2010); (CARNEIRO,2004); (CAVALCANTE,2006); (MOREIRA,1990); entre outros. Constatouse
durante a análise de ambos currículos que, há uma preocupação maior no planejamento e escolha dos
conteúdos não só de geografia, mas de todas as outras disciplinas a serem ministrados na EJA, devido ao curto
período de tempo e perfil do aluno. Em síntese para ambas modalidades é importante, e se faz necessário um
currículo dinâmico que não se limite apenas em organizar conteúdos, mas que se aprimore a partir de novas
experiências escolares, onde se transforme fatos do cotidiano escolar em novos conceitos de currículo a fim de
contribuir para uma educação melhor e inovadora. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.title |
Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |