UEPB - Repositório Digital

Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Joice Romão da
dc.date.accessioned 2013-07-16T13:49:41Z
dc.date.available 2013-07-16T13:49:41Z
dc.date.issued 2013-07-16
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1078
dc.description SILVA, J. R. da. Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como o objetivo analisar os conteúdos de geografia no currículo escolar referente ao 1º Ano do ensino médio e na modalidade EJA no município de Guarabira-PB. Este estudo foi construído como trabalho para a conclusão do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III GUARABIRA-PB. No decorrer da história da construção de uma educação formal brasileira houve grandes mudanças no sistema e consequentemente em documentos que serviam como referências para as escolas e professores da educação básica. Mudanças no currículo contribuíram para valorizar alguns aspectos como também causar danos à formação de toda uma geração de estudantes. Como exemplo a criação da disciplina de Estudos Sociais que concentrou as disciplinas de Historia e Geografia nas salas de aula. O objetivo especifico desse artigo é analisar diferenças e semelhanças entre os conteúdos da disciplina de Geografia trabalhados no ensino médio e na modalidade EJA, entendendo as diferenças existentes entre os níveis e verificando se há adequações para cada dinâmica. Para isso realizamos visitas na Gerencia Regional de Ensino, coleta de documentos e analise dos mesmos, juntamente com a pesquisa bibliográfica que foi fundamentada em (ALMEIDA, 2010); (CARNEIRO,2004); (CAVALCANTE,2006); (MOREIRA,1990); entre outros. Constatouse durante a análise de ambos currículos que, há uma preocupação maior no planejamento e escolha dos conteúdos não só de geografia, mas de todas as outras disciplinas a serem ministrados na EJA, devido ao curto período de tempo e perfil do aluno. Em síntese para ambas modalidades é importante, e se faz necessário um currículo dinâmico que não se limite apenas em organizar conteúdos, mas que se aprimore a partir de novas experiências escolares, onde se transforme fatos do cotidiano escolar em novos conceitos de currículo a fim de contribuir para uma educação melhor e inovadora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta