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Avaliação da aprendizagem escolar de professores do ensino fundamental da rede municipal do município de Ingá/PB

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dc.contributor.author Silva, Dyego Ferreira da
dc.date.accessioned 2016-07-26T16:31:09Z
dc.date.available 2016-07-26T16:31:09Z
dc.date.issued 2015-08-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10834
dc.description SILVA, D. F. Avaliação da aprendizagem escolar de professores do ensino fundamental da rede municipal do município de Ingá/PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract É notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia, exercendo também, sua própria cidadania. Embora os professores utilizem diversos instrumentos de avaliação em suas salas de aula, as provas escritas são as práticas mais frequentes nas escolas. Tendo isto em vista, e observando os constantes fracassos e reprovações atribuídos aos alunos, nota-se que é preciso refletir sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas nos dias atuais. A avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente tendo como propósito observar se o aluno aprendeu ou não, podendo refletir sobre o nível de qualidade do trabalho escolar, tanto do aluno quanto do professor. Percebe-se que a avalição da aprendizagem escolar não é avaliar por avaliar, apenas para obter uma nota ou para uma classificação, mas acima de tudo, para um comprometimento sobre o ato avaliatório, como meio de desenvolvimento e promoção da aprendizagem. Este trabalho monográfico tem em Hoffman (1995); Luckesi (2000); Vasconcellos (1998), dentre outros, a fundamentação teórica necessária à sua efetivação, garantindo a sua cientificidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem de vinte professores da rede pública do município do Ingá/PB. Para a realização deste estudo, foi utilizado o questionário como o instrumento de coleta de dados com vinte professores de três escolas públicas do município. A partir dos resultados deste estudo, observa-se que a compreensão da avaliação da aprendizagem dos docentes pesquisados acaba aproximando seus discursos de uma avaliação formativa/mediadora, afirmando utilizar o processo avaliativo de forma mais contínua. Porém, todos estes professores parecem tender, na maior parte do tempo a praticar uma avaliação mais tradicional, dando provas escritas que visam os conhecimentos adquiridos pelos alunos e classificando-os em relação às suas notas pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco José Dias da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Compreensão pt_BR
dc.subject Ingá pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar de professores do ensino fundamental da rede municipal do município de Ingá/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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