Resumo:
A Educação Ambiental é um tema que vem ganhando grande destaque no
cenário mundial, e a escola enquanto instituição geradora de conhecimentos
deve trabalhar as questões ambientais de forma contínua e permanente, afim
de preparar os alunos para que eles possam atuar ativamente na sociedade.
Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola se torna um
lugar favorável ao processo holístico da Educação Ambiental, assim por que
não começar desde cedo? Nesse sentido essa pesquisa teve o intuito de
esclarecer e conscientizar os alunos das séries iniciais da Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Afonso Astrogildo de Paula,
Localizada na cidade de Belém /PB sobre as questões ambientais, abordando
de forma qualitativa e percorrendo o real sentido do ensino e aprendizagem
dos alunos, associando a Educação Ambiental ao seu cotidiano, dentro e fora
da escola. O objetivo primordial dessa pesquisa é diagnosticar como os alunos
estudam, aprendem e põem em prática as questões ambientais. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicação de atividades e questionários,
entrevistas e registros fotográficos e a pesquisa de campo. Constatou-se que
os alunos das séries iniciais da Escola M.E.I.E.F.Afonso Astrogildo de Paula,
possui conhecimentos sobre as questões ambientais, mas ainda estamos muito
longe de uma realidade eficaz, pois eles ainda não colocam em prática os
conhecimentos já adquiridos.
Descrição:
SANTOS, C. C. A relação ensino/ aprendizagem como caminho para a construção de
uma educação ambiental nas séries iniciais da E.M.E.I.E.F. Afonso
Astrogildo de Paula - Belém/PB. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.