Resumo:
Objetivo: Conhecer a visão de crianças sobre o atendimento odontológico.
Material e Métodos: Crianças de 5 a 8 anos (n=45) matriculadas em escolas municipais da cidade de Araruna-PB participaram do estudo composto pela técnica do desenho- estória e entrevista qualitativa sobre o atendimento odontológico. Foi realizado exame clínico para o registro do número de dentes cariados, perdidos e obturados. Para a análise dos desenhos-estórias foram consideradas quatro categorias (ambiente odontológico, tratamento odontológico, imagem do dentista e manifestação comportamental), desdobradas em subcategorias. As informações obtidas nas entrevistas foram agrupadas pela semelhança do conteúdo e quantificadas numericamente. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva. Resultados: As categorias mais frequentes nos desenhos-estórias foram o ambiente (75%) e o tratamento odontológico (21%), com ênfase para o tratamento curativo. A imagem do dentista foi considerada humanizada (96%) e o modelo de tratamento descrito como técnico-curativo (87%). O procedimento clínico foi considerado o ponto mais positivo do atendimento odontológico (60%), quando estava associado ao alívio de dor, e o mais negativo (27%), quando gerou dor na criança. As crianças mostraram-se satisfeitas com o sorriso (87%) e 60% relataram necessidade de tratamento odontológico. Lesões de cárie foram diagnosticadas em 76% das crianças e dentre aquelas que acreditavam não necessitar de atendimento odontológico (38%), apenas 11% estavam livres de cárie. Conclusões: Foi constatada uma visão humanizada do cirurgião-dentista e um modelo de atendimento odontológico curativista. A necessidade autoreferida de acompanhamento odontológico não foi condizente com a precária condição de saúde bucal das crianças avaliadas.
Descrição:
PONTES, Kaíse Tavares. O atendimento odontológico sob o ponto de vista infantil na cidade de Araruna-PB. 2015. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.