Resumo:
Percebendo cada vez mais a necessidade de fazer com que a informação seja
acessível, as instituições têm buscado saídas para que esse problema seja
resolvido, através da implantação e desenvolvimento de arquivos. A pesquisa
objetiva analisar a implantação do Sistema de arquivo na Fundação Cidade Viva a
partir dos preceitos da Arquivologia. Sendo ela uma instituição do Terceiro Setor.
Contextualizando teoricamente o estudo, fez-se uso de autores como Bellotto
(2006), Schellenberg (2006), Paes (2004) e Rousseau e Couture (1998). A pesquisa
classifica-se como empírica, com abordagem qualitativa, caracterizando-se também
como descritiva e exploratória. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram
a observação participante e o registro em diário de bordo. A partir da análise dos
dados, e tendo como referência as tessituras conceituais da área de Arquivologia,
concluímos que o arquivo da Fundação Cidade Viva obedece às normas
arquivísticas e sua gestão demonstra total interesse no que tange a sua atuação nos
procedimentos informacionais em todos os âmbitos internos e externos. A
implementação do arquivo é fundamental para qualquer instituição, facilitando os
processos de seleção, tramitação, recuperação e uso da informação produzida,
incluindo instituições do Terceiro Setor.
Descrição:
MELO, N. de A. V. Implantação do arquivo na instituição de terceiro setor Fundação Cidade Viva. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]