Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está
inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos
níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano.
Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um
questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso
intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a
utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O enquadre teórico
para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut
(1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem
Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos
alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos.
Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm
buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm
colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que
apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e
alunos com resultados obtidos em sala de aula. Apesar das dificuldades encontradas
para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a
aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente.
Descrição:
SOUZA, A. G. Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.