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Aprendizagem ativa como ferramenta na formação dos profissionais de Relações Internacionais: o caso do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI-UEPB)

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dc.contributor.author Lúcio, Luciane Araújo
dc.date.accessioned 2016-07-29T17:33:10Z
dc.date.available 2016-07-29T17:33:10Z
dc.date.issued 2011-11-29
dc.identifier.other CDD 327
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10890
dc.description LÚCIO, L. A. Aprendizagem ativa como ferramenta na formação dos profissionais de Relações Internacionais: o caso do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI-UEPB). 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento do campo de estudos das Relações Internacionais no Brasil tem passado por transformações bastante positivas. Recente, datado da década de 1970, o surgimento dos cursos de graduação na área apresentam aspectos característicos a um campo de estudo multidisciplinar. Tendo isso em mente, é preciso pensar estrategicamente o desenvolvimento de programas de estudo voltados ao internacional, levando em consideração as demandas a que se pretende atender e que posição será assumida pelo profissional de Relações Internacionais no mercado de trabalho. Assim, dadas as dificuldades em equilibrar os inúmeros aspectos teóricos de uma formação desse tipo, urge iniciativas que promovam experiências práticas, situando o estudante no contexto internacional contemporâneo e promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas essenciais à sua formação, entre elas, capacidade de negociação e desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos problemas com os quais terá que lidar. As Simulações de Organismos Internacionais são ferramentas valiosas para o desenvolvimento dessas habilidades. Nesse sentido, o Modelo Universitário de Diplomacia, realizado por estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, constitui-se como um exemplo prático de aprendizagem ativa, conferindo aos participantes, sobretudo, o poder de voz dentro do processo pedagógico, gerando benefícios à produção de conhecimento, incentivando a pesquisa e auxiliando a formação dos futuros tomadores de decisão brasileiros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Relações Internacionais pt_BR
dc.subject Relações Internacionais no Brasil pt_BR
dc.subject Simulação de organismos internacionais pt_BR
dc.title Aprendizagem ativa como ferramenta na formação dos profissionais de Relações Internacionais: o caso do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI-UEPB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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