Resumo:
Os jogadores de futebol representam um dos ativos mais relevantes para os clubes, devido a sua capacidade de gerar benefícios econômicos e financeiros, por meio das negociações envolvendo os atletas, constituindo-se, assim, numa das principais fontes de receita dessas entidades. Em face dessa potencialidade econômica atrelada a esses profissionais, juntamente, com a necessidade dos clubes em aperfeiçoarem suas práticas de divulgação de informações contábeis, a pesquisa teve como objetivo investigar se os clubes estariam evidenciando, contabilmente, os eventos incorridos com seus atletas de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 10.13), que trata dos aspectos contábeis específicos em entidades desportivas profissionais. A amostra foi composta por demonstrações contábeis de 16 (dezesseis) equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A, no ano de 2011. Ao longo do trabalho, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, através de uma
pesquisa bibliográfica e documental. Além disso, foi realizada a análise do conteúdo informativo das demonstrações financeiras, a fim de identificar os procedimentos contábeis utilizados pelas entidades desportivas no registro e evidenciação dos seus jogadores. A pesquisa revelou que os clubes de futebol, em sua maioria, não adotam tratamento uniforme no registro e evidenciação dos eventos contábeis envolvendo os atletas, não atendendo, por sua vez, aos aspectos normativos específicos da (NBC T 10.13).
Descrição:
SOUSA, A. L. Evidenciação contábil dos jogadores de futebol dos clubes do campeonato brasileiro da série "A" no ano de 2011 de acordo com a (NBC T 10.13). 2012. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.