UEPB - Repositório Digital

O ensino de Geografia no ensino médio: uma análise na Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Sandra de Freitas
dc.date.accessioned 2016-08-01T19:24:00Z
dc.date.available 2016-08-01T19:24:00Z
dc.date.issued 2014-10
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10936
dc.description ARAÚJO, Sandra de Freitas. O ensino de Geografia no ensino médio: uma análise na Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de geografia na Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves, ainda vem sendo ensinado de forma tradicional, à escola dispõe de diversas ferramentas tecnológicas, desde tablets, a data show modernos. O estudo da problemática do ensino de geografia da Escola Normal como é conhecida se localiza na Rua João Silvino da Fonseca Nº 310, na cidade de Itaporanga PB. Os objetivos desta pesquisa foram analisar o ensino de geografia no ensino médio, na visão da escola campo de pesquisa, e além de investigar, explicar e apontar soluções para melhoria na qualidade do ensino desta disciplina tão essencial para a educação dos discentes. O método utilizado no decorrer do estudo foi descritivo, com analise do campo de estudo e questionário de percepção dos docentes de geografia e os discentes no 1º ano regular B, onde foram analisados os conhecimentos dos mesmos a respeito do ensino da disciplina de geografia, fazendo uma revisão bibliográfica com a contribuição de diversos autores sobre o assunto em questão. Os resultados mostraram que o ensino de geografia precisa de melhorias na forma de transmitir os conhecimentos, tornando- os mais próximos da realidade do aluno. Os atores sociais da escola campo de estudo também relataram a importância de utilizar as novas tecnologias para melhorar a forma de passar os saberes geográficos. Diante dos resultados, o presente estudo visa mostrar a realidade do ensino e a necessidade dos docentes trabalharem com a tecnologia, focando a realidade atual e do aluno para ensinar conforme o mundo atual exige. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Daniel Campos Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Ferramentas tecnológicas pt_BR
dc.subject Conhecimento e realidade pt_BR
dc.title O ensino de Geografia no ensino médio: uma análise na Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta