Resumo:
Nosso estudo tem como objetivo geral analisar a importância da presença e utilização de tecnologia da informação e comunicação, suas aplicações para a sociedade, para os profissionais do ensino da geografia e suas novas relações com o saber. Para consecução deste objetivo iremos identificar o papel da tecnologia da informação e comunicação como recurso pedagógico, a partir de suas possibilidades educativas; refletir sobre a importância da utilização da tecnologia e os seus benefícios para sociedade e os profissionais da educação na atualidade; estabelecer a relação entre a tecnologia e a sociedade; refletir sobre como a utilização das ferramentas tecnológicas constitui-se em um diferencial para o ensino da geografia. Diante disso, este estudo compreende metodologicamente a pesquisa de campo e tem uma abordagem qualitativa que favorece a obtenção de informações e adaptação de acontecimentos, analisando qualitativamente os dados obtidos em situação real. Foram utilizados dois tipos distintos de instrumentos de coleta de dados na realização da pesquisa de campo: o questionário e a observação, na qual adquirimos dados que reavisam que a tecnologia é imprescindível para concretizar uma educação mais eficiente, significativa, emancipatória e inovadora, se fazendo necessário através do compromisso com o educar de todos os envolvidos nesse processo de construção e ampliação do conhecimento do indivíduo.
Através dessa pesquisa é notório perceber o quanto o nosso cotidiano está sendo modificado, pois as tecnologias se tornam peça chave e influenciam no mundo do trabalho, na convivência das pessoas e é claro nos processos educativos, onde o ambiente tradicional do ensino da Geografia em um ambiente inovador, dinâmico e prazeroso, enriquecendo cada vez mais, a aprendizagem, de todos os que engajam nesse processo.
Descrição:
ARAÚJO, Aianne Karlla Miguel de. Importância das tecnologias no ensino de Geografia. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.