Resumo:
Estágio Supervisionado é um momento de fundamental importância no processo da
formação profissional, são momentos de experiências e práticas, pois é uma atividade
que possibilita ao acadêmico a oportunidade de colocar em prática, todas as teorias
adquiridas durante sua formação. Em face do exposto, este trabalho pretende analisar o
estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia, com o intuito de refletir
sua importância para a formação do professor de geografia da educação básica. Para
tanto, os objetivos específicos desejam: refletir o estágio supervisionado no curso de
licenciatura em Geografia, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB), através de um relato de experiência de uma professora em formação;
discutir o referencial teórico sobre a formação do professor de geografia para atuar na
educação básica, mais precisamente no ensino médio e apontar algumas considerações
sobre a importância do estágio supervisionado para o professor em formação, mediante
a prática do planejamento de ensino como atividade docente. Nessa perspectiva as
metodologias partiram de pesquisas bibliográficas e de campo, através de relato de
experiência, fazendo-se comparação entre a literatura pedagógica sobre formação de
professor e as experiências vivenciadas em regência no estágio supervisionado.
Portanto, entender como o estágio supervisionado pode contribuir na formação do
professor é o problema que norteia esta pesquisa, uma vez que pensar a formação do
professor de geografia possibilita inferir relações com o estágio supervisionado como
elemento que contextualiza teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento
profissional do professor em formação. Sendo assim, o referencial teórico contempla,
dentre outros, LIBÂNIO (1994), PIMENTA & LIMA (2011) e VESENTINI (2007, p.
7-8). Perante as discussões teóricas e o relato de experiência apresentado, conclui-se
que, o estágio supervisionado no curso de geografia, assim como em outros cursos de
licenciatura, ainda é um desafio que precisa ser superado, evitando-se o distanciamento
entre teoria e prática, de modo que o professor em formação tenha condições plenas
para o desenvolvimento de suas atividades e consiga obter experiências exitosas e não
frustrantes.
Descrição:
SILVA, L. C. da. Formação do professor de geografia: um olhar sobre o estágio supervisionado. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.