Resumo:
A Literatura Infantil perpassa o imaginário instigando as possibilidades de criação,
(re)criação, associação de ideias e saberes nas crianças. Na maioria das vezes está direcionada
para as ouvintes; assim a ampliação de sentidos, o fascínio, o concatenar cognitivo fica, de
certo modo, limitado às crianças surdas. Foi a partir desse pensamento que procuramos maior
profundidade na questão com estudos mais apurados. Mesmo não encontrando contexto
adequado (devido à ausência de alunos surdos) nos estágios de observação e intervenção em
gestão, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da cidade de
Monteiro, PB, entendemos que o trabalho em foco é bastante relevante para o processo
educativo como um todo. Os Classificadores (CL) são fenômenos linguísticos e
representações visuais de objetos e ações de maneira fluente e, quando utilizados
adequadamente nas Contações de Estórias, permitem o deleite e apreciação por parte das
crianças surdas, criando ambientes imaginários e de desenvolvimento onde o “Era uma vez...”
passa a ser solicitado, desejado e (re)significado. Nesse sentido, esse estudo objetiva refletir
acerca do modo facilitador das Contações de Estórias no processo cognitivo das crianças
surdas e da funcionalidade dos CL nessas contações. Esse estudo tem caráter qualitativo e
cunho bibliográfico, analisando especificamente o corpus literário O Patinho Surdo como
ponte reflexiva entre questões de identidade e possíveis intencionalidades de criação.
Percebemos com esse trabalho que os CL nas Contações de Estórias são essenciais para a
educação, bem como para o desenvolvimento das crianças surdas. As crianças com surdez,
assim como toda e qualquer criança, necessitam de uma literatura própria escrita em sua
língua materna. É importante que as fronteiras do desconhecimento sejam enfrentadas e que
essas contações possam ser ferramentas de aprendizagem na educação de crianças surdas.
Descrição:
LEAL, I. T. S. As funcionalidades dos classificadores (CL) nas contações de estórias em libras. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.