Resumo:
O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre minhas experiências vividas no estágio
supervisionado realizado no curso de História em 2013 (segundo semestre) e 2014. Esta
vivência se deu em diferentes espaços escolares, em diferentes turmas de alunos e contextos
sociais. Esta experiência será aqui exposta a partir da discussão sobre a importância do
Estágio Supervisionado na vida do estudante de graduação bem como da importância de
inserção de metodologias alternativas para práticas em sala de aula diferenciadas das
tradicionais. Estas metodologias se dão a partir do uso de mídias, filmes e/ou documentários
como ferramentas didáticas, possibilitando assim atrair um pouco mais a atenção dos alunos.
Além da discussão sobre os desafios para a atuação neste campo, o presente trabalho visa
ainda pensar no professor como ser capaz de rever seus discursos, (re) analisar suas teorias,
sem deixar de lado suas práticas anteriores, mas, zelar para que a sala de aula, continue sendo
cada vez mais um espaço de debates de tal maneira que possa desenvolver um ensino de
melhor qualidade, da melhor maneira possível.
Descrição:
SILVA, J. O. da. Ensino de história e estágio supervisionado: análises e reflexões a partir de vivências em sala de aula. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.