dc.description.abstract |
O presente artigo é qualificado como um relato de experiência, sendo elaborado a partir de
pesquisas bibliográficas, observações e regências nas aulas de Geografia, na Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, localizada na Rua Sólon de Lucena nº
387, no município de Pirpirituba-PB. O trabalho apresenta uma temática do ensino de
Geografia, numa perspectiva de crítica ao tradicionalismo e busca de subsídios para a
construção de uma Geografia preocupada com a criticidade e o senso de cidadania dos
educandos. O principal objetivo é destacar e relatar a importância do Estágio Supervisionado
para a formação e qualificação de professores, assim como, para melhoria do Ensino de
Geografia. Como embasamento teórico utilizamos os seguintes autores ANDRADE (2005),
CANDAU (1988), CARLOS (2008), CASTRO E CARVALHO (2005), COSTA (2008),
FERRAÇO (2008), FREIRE (1996), LIBÂNEO (2001), MALYSZ (2007), MENDONÇA
(2012), PICONEZ (1991), REGO (2007), SEVERINO (2015), SOBRAL (2000), e VEIGA
(2002). E como resultados, foram constatadas potencialidades e fragilidades no Ensino da
Geografia nas turmas 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio,
onde foram realizados os estágios durante a Observação e a Regência em 2013 e 2014.
Considerado positivo, os resultados mostram a participação ativa dos alunos em sala de aula
durante as atividades, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e a necessidade de uma
reflexão crítica sobre a formação do professor de Geografia, que deve pensar e adotar novas
metodologias e práticas docentes, visando melhorar a qualidade do ensino e estimulando e
valorizando os estudantes dos Cursos de Licenciatura Plena em Geografia. |
pt_BR |