UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Wandson do Nascimento
dc.date.accessioned 2013-07-19T15:04:03Z
dc.date.available 2013-07-19T15:04:03Z
dc.date.issued 2013-07-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1142
dc.description SILVA, W. do. N. Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado requisito obrigatório nos cursos de Licenciatura, é de fundamental importância, por estar inserido no contexto da formação de professores, especialmente por ser nesse momento em que os alunos estagiários podem fazer a ligação entre a teoria e a prática, através de suas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, possibilitando uma maior aproximação com alunos e professores. Desse modo o presente trabalho aborda em sua gênese, os resultados das experiências praticadas e vivenciadas no estágio supervisionado II, em especial nas turmas de 1º e 2º anos do ensino médio profissionalizante (Magistério), noturno, no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de Guarabira – PB. Tendo como embasamento teórico alguns autores, dos quais podem ser citados LIBANÊO (2008), PONTUSCHKA (2009), SCANDELAI (2010), CALLAI (2003). Durante a realização do estágio algumas questões foram enfatizadas, para se obter uma melhor compreensão do espaço escolar. Primeiramente foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física, administrativa e pedagógica da instituição. Depois, aconteceram as observações em salas de aulas para conhecer o campo de estágio. Em seguida houve o planejamento das aulas junto ao professor regente e posteriormente as regências. Momentos esses, de suma importância para se compreender a realidade do ensino em nossas escolas, e em especial como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula, e assim propor que fosse inserido dentro dos planejamentos de aulas, novos recursos didáticos e tecnológicos que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando uma maior participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos e efetivamente um processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano Henrique pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta