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O estágio supervisionado requisito obrigatório nos cursos de Licenciatura, é de fundamental
importância, por estar inserido no contexto da formação de professores, especialmente por ser
nesse momento em que os alunos estagiários podem fazer a ligação entre a teoria e a prática,
através de suas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, possibilitando uma maior
aproximação com alunos e professores. Desse modo o presente trabalho aborda em sua
gênese, os resultados das experiências praticadas e vivenciadas no estágio supervisionado II,
em especial nas turmas de 1º e 2º anos do ensino médio profissionalizante (Magistério),
noturno, no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de Guarabira –
PB. Tendo como embasamento teórico alguns autores, dos quais podem ser citados
LIBANÊO (2008), PONTUSCHKA (2009), SCANDELAI (2010), CALLAI (2003). Durante
a realização do estágio algumas questões foram enfatizadas, para se obter uma melhor
compreensão do espaço escolar. Primeiramente foi necessário fazer um levantamento sobre a
estrutura física, administrativa e pedagógica da instituição. Depois, aconteceram as
observações em salas de aulas para conhecer o campo de estágio. Em seguida houve o
planejamento das aulas junto ao professor regente e posteriormente as regências. Momentos
esses, de suma importância para se compreender a realidade do ensino em nossas escolas, e
em especial como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula, e assim propor
que fosse inserido dentro dos planejamentos de aulas, novos recursos didáticos e tecnológicos
que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando uma maior participação dos alunos e tendo
como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos e efetivamente um processo de
ensino-aprendizagem. |
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