dc.description.abstract |
No século XX os problemas ambientais tornaram-se alvo de grande preocupação no âmbito nacional e internacional. Com isso, a sociedade percebeu a necessidade de inserir a educação ambiental no mundo, para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes. Atualmente este processo educativo tem sido incentivado, cada vez mais, nos diversos espaços educativos, principalmente nas escolas que representa um local bastante propício para promover a discussão sobre a relação do homem com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Isaura Fernandes de Souza, localizada no município de Itapororoca/PB. Esta abordagem tornou-se necessário para saber se a temática está presente nesta instituição de ensino, segundo a perspectiva dos discentes. A fundamentação teórica foi baseada em estudos realizados por LOUREIRO (2004), SAUVÉ (2005), MELO (2007), ALVES (2007), TOZONI-REIS (2008), MORALES (2009), GÓES (2012), BARBIERI e SILVA (2011), REIGOTA (2012), entre outros autores. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização dessa pesquisa consistiram no levantamento bibliográfico, e uma pesquisa de campo onde foram efetuadas entrevistas estruturadas. A investigação trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de natureza quanti-qualitativo. Com os resultados obtidos foram feitos a sistematização e análise dos dados, tornando-se possível avaliar o posicionamento dos alunos diante da temática. Conclui-se que a educação ambiental está presente na grade curricular da escola investigada, mas na prática cotidiana dos alunos, professores e funcionários este processo muitas vezes não ocorre efetivamente. |
pt_BR |