UEPB - Repositório Digital

Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Wellington do Nascimento
dc.date.accessioned 2013-07-19T16:30:25Z
dc.date.available 2013-07-19T16:30:25Z
dc.date.issued 2013-07-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1147
dc.description SILVA, W. do. N. Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas públicas, em especial o cotidiano das salas de aulas, no entanto nada mais é, do que uma ponte entre a teoria e a prática a qual temos que nos deparar com as mais diversas formas de pensamentos, aprendizados e ensinamentos, tendo em vista a realidade das mesmas. Dessa forma o trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia em turmas de ensino médio na modalidade EJA, e abordar o uso das novas tecnologias associadas às metodologias de ensino no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho Guarabira/PB. A presente pesquisa encontra-se pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa temática, a exemplo de (AOKI, 2004), (DELORS, 2001), (MORAES, 2007), (BERNARDINO, 2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as metodologias utilizadas pelos professores atualmente. Houve também observações nas turmas, bem como entrevistas junto ao corpo docente, discente e técnico funcional da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a pesquisa. Vale lembrar que só os recursos disponíveis não bastam se o professor não tem um entendimento sobre os mesmos, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses profissionais possam saber como lhe dá com esses recursos principalmente no campo tecnológico, promovendo assim aulas mais participativas e um olhar crítico ao que se refere à Geografia ensinada, garantindo uma maior interatividade a respeito do tema em questão. Assim durante a pesquisa ficou evidenciado que boa parte dos alunos aponta a necessidade de uma melhor organização dos conteúdos e uma maior interação com os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Manifestam também certa insegurança quanto a sua aprendizagem, pelo fato dos conceitos não terem sido organizados e aplicados de maneira ao qual ficassem claro para os mesmos e atribuem também certo negativismo ao fato de se tratar de turmas de EJA. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano Henrique pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Novas tecnologias pt_BR
dc.title Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta