dc.description.abstract |
O Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de
Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas
públicas, em especial o cotidiano das salas de aulas, no entanto nada mais é, do que uma
ponte entre a teoria e a prática a qual temos que nos deparar com as mais diversas formas de
pensamentos, aprendizados e ensinamentos, tendo em vista a realidade das mesmas. Dessa
forma o trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas
aulas de Geografia em turmas de ensino médio na modalidade EJA, e abordar o uso das novas
tecnologias associadas às metodologias de ensino no Centro Educacional Raul de Freitas
Mousinho Guarabira/PB. A presente pesquisa encontra-se pautada em levantamentos
bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos
relacionados a essa temática, a exemplo de (AOKI, 2004), (DELORS, 2001), (MORAES,
2007), (BERNARDINO, 2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as
metodologias utilizadas pelos professores atualmente. Houve também observações nas
turmas, bem como entrevistas junto ao corpo docente, discente e técnico funcional da
instituição de ensino na qual foi desenvolvida a pesquisa. Vale lembrar que só os recursos
disponíveis não bastam se o professor não tem um entendimento sobre os mesmos, o que
aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses profissionais possam saber como lhe
dá com esses recursos principalmente no campo tecnológico, promovendo assim aulas mais
participativas e um olhar crítico ao que se refere à Geografia ensinada, garantindo uma maior
interatividade a respeito do tema em questão. Assim durante a pesquisa ficou evidenciado que
boa parte dos alunos aponta a necessidade de uma melhor organização dos conteúdos e uma
maior interação com os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Manifestam também certa
insegurança quanto a sua aprendizagem, pelo fato dos conceitos não terem sido organizados e
aplicados de maneira ao qual ficassem claro para os mesmos e atribuem também certo
negativismo ao fato de se tratar de turmas de EJA. |
pt_BR |