Resumo:
Neste trabalho nos propomos a analisar a inserção dos recursos didáticos na aula de geografia,
esta experiência se deu na Educação de Jovens e Adultos, numa turma de 5ª série do Centro
Educacional Raul de Freitas Mouzinho, colégio localizado na cidade de Guarabira – PB. O
uso de recursos didáticos principalmente na disciplina de geografia é necessário, no sentido de
dinamizar a aula e facilitar o processo de ensino e aprendizagem; a disciplina em questão
equivocadamente é vista como uma disciplina decorativa trabalhada em cima da assimilação
de conceitos; essa ideia antiquada não faz jus ao potencial da geografia; que na verdade é uma
disciplina que objetiva analisar e construir novos conceitos em torno da sempre constante e
inovadora relação entre sociedade e natureza. Nesta perspectiva podemos afirmar que o uso
de recursos didáticos inseridos numa metodologia adequada as necessidades e objetivos da
geografia e da turma em questão é o caminho a ser seguido em prol de uma aula significativa
e de qualidade. Por isso uma analise é feita em torno dos elementos que compões este
processo complexo e tão necessário ao ensino de geografia.
Descrição:
SILVA, A. C. A. da. A inserção de recursos didáticos na aula de Geografia: uma experiência na
Educação de Jovens e Adultos. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.