Resumo:
A presente pesquisa relata a importância da aplicação de oficinas, sendo uma proposta metodológica adequada que auxilia na prática de ensino principalmente com o apoio de recursos didáticos que contribuem de uma forma significativa na construção de novos conhecimentos coletivamente, ou individualmente voltados para a expressividade e a elaboração, possibilitando êxito na interação e socialização do que foi produzido entre os alunos em sala. Pode-se classificar esta pesquisa como qualitativa, por que procura descrever a teoria aqui abordada, pois a mesma destaca os aspectos psicológicos, opiniões, comportamentos, leitura e produção de materiais didáticos de atitudes dos indivíduos ou grupos sobre os quais as oficinas nas aulas de geografia foram realizadas, e pesquisa-ação que além de compreender, houve intervenção e análise da situação pesquisada propondo mudanças nas práticas analisadas. O presente escrito tem como objetivo descrever e discutir os procedimentos metodológicos adotados na realização das oficinas, Como foram realizadas, a importância, e quais contribuições da mesma no aprendizado dos educandos para melhor compreensão e participação desses alunos no decorrer da aplicação da atividade em sala. As oficinas são recursos metodológicos que oferecem condições para um melhor aprendizado. Assim sendo, uma proposta didática para os professores e alunos interagirem e trocarem experiências, dando a oportunidade de se construir conceito e habilidades estimulando a socialização e a participação efetiva de ambos na construção do conhecimento.
Descrição:
CRUZ, A. B. da. A aplicação de oficinas com a utilização de recursos didáticos no ensino de geografia. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.