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Este trabalho tem por objetivo analisar as ações afirmativas no ensino superior
na Paraíba, em especial as cotas sociais na UEPB e as cotas raciais na UFPB
tendo como ponto de partida, o papel do princípio da igualdade na sociedade
brasileira, como ele se concretiza e se na realidade o mesmo proporciona a
igualdade, tendo em vista, que a desigualdade social é uma das características
marcantes do Brasil. Portanto, analisamos a posição de estudantes da UEPB,
Campus de Guarabira as políticas de ações afirmativas em especial as cotas
sociais e raciais, visto que nessa instituição as cotas são sociais. Para tanto,
este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliografia, pesquisa
documental e pesquisa de campo, feita através de questionário aplicado aos
estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III – Guarabira e dos
seguintes cursos: Direito, História, Geografia, Letras e Pedagogia. Com base
em Barreto (2014), Silva (2006), Moehlecke (2002), Munanga (2001), Costa
(2012), Santos (2007), Carvalho (2004), Grynberg (2012), Tella (2012),
Evangelista (2012) entre outros. A análise revelou as ações afirmativas sob a
modalidade de cotas, como uma política de promoção dos indivíduos. |
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