dc.contributor.author |
Silva, Elisangela Alves da |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-22T17:29:03Z |
|
dc.date.available |
2013-07-22T17:29:03Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1167 |
|
dc.description |
SILVA, E. A. da. As diversas possibilidades metodológicas no
ensino de geografia: uma análise das práticas
geográficas na escola. 2010. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A formação do aprendizado geográfico na escola vem vencendo desafios de desmistificar
ensino tradicional e nos permite realizar diversas práticas motivadas pelos os professores de
geografia em redescobrir os recursos didáticos que podemos utilizar em sala a fim de
desenvolver formas de facilitar o aprendizado dessa ciência extremamente complexa. A
pesquisa parte de uma experiência realizada na escola cenecista São José localizada em
Campina Grande no distrito de São José da Mata-PB, no intuito de resgatar o prazer de
estudar geografia e mitigar as dificuldades peculiares apresentadas pelos alunos do
fundamental II em localiza-se e Orientar-se se utilizando os mais diversos procedimentos
metodológicos e recursos didático nas aulas de Geografia a partir do conhecimento préexistente
do aluno na busca de fomentar um novo aprendizado na disciplina de geografia na
escola. Objetivou-se dessa forma análisar o ensino de geografia e as suas diversas práxis
realizadas nos espaços escolares, e refletir sobre a importância dessa disciplina enquanto
construção do saber do aluno, ser humano e cidadão, visto que a geografia permite uma análise
mais completa no que se refere ao espaço. Junto a tais intenções a pesquisa partiu inicialmente
de uma revisão bilbiográfica que afirmou a veracidade da importância do ensino de geografia
e suas diversas práxis nas escolas,visto que a escola é o provedor o espaço que entende-se
como espaço que produz o saber, além de entrevista com a professora de geografia da escola,
alem da aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas e os questionários revelaram que
tanto os alunos e a professora estavam imensamente satisfeitos com o novo formato de aula
aprender e ensinar geografia.Para tanto o ensino de geografia é inerente a novas formas
dinamizar e cosntruir didático e pedagógico o ensino aprendizagem de geografia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Regina Celly Nogueira da
Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |