UEPB - Repositório Digital

As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elisangela Alves da
dc.date.accessioned 2013-07-22T17:29:03Z
dc.date.available 2013-07-22T17:29:03Z
dc.date.issued 2013-07-22
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1167
dc.description SILVA, E. A. da. As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola. 2010. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A formação do aprendizado geográfico na escola vem vencendo desafios de desmistificar ensino tradicional e nos permite realizar diversas práticas motivadas pelos os professores de geografia em redescobrir os recursos didáticos que podemos utilizar em sala a fim de desenvolver formas de facilitar o aprendizado dessa ciência extremamente complexa. A pesquisa parte de uma experiência realizada na escola cenecista São José localizada em Campina Grande no distrito de São José da Mata-PB, no intuito de resgatar o prazer de estudar geografia e mitigar as dificuldades peculiares apresentadas pelos alunos do fundamental II em localiza-se e Orientar-se se utilizando os mais diversos procedimentos metodológicos e recursos didático nas aulas de Geografia a partir do conhecimento préexistente do aluno na busca de fomentar um novo aprendizado na disciplina de geografia na escola. Objetivou-se dessa forma análisar o ensino de geografia e as suas diversas práxis realizadas nos espaços escolares, e refletir sobre a importância dessa disciplina enquanto construção do saber do aluno, ser humano e cidadão, visto que a geografia permite uma análise mais completa no que se refere ao espaço. Junto a tais intenções a pesquisa partiu inicialmente de uma revisão bilbiográfica que afirmou a veracidade da importância do ensino de geografia e suas diversas práxis nas escolas,visto que a escola é o provedor o espaço que entende-se como espaço que produz o saber, além de entrevista com a professora de geografia da escola, alem da aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas e os questionários revelaram que tanto os alunos e a professora estavam imensamente satisfeitos com o novo formato de aula aprender e ensinar geografia.Para tanto o ensino de geografia é inerente a novas formas dinamizar e cosntruir didático e pedagógico o ensino aprendizagem de geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta