dc.contributor.author |
Diniz, Paula Gosson |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-22T17:34:14Z |
|
dc.date.available |
2013-07-22T17:34:14Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1170 |
|
dc.description |
DINIZ, P. G. Estágio supervisionado em geografia: formação
inicial e prática docente. 2010. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Muito se tem discutido no ambiente acadêmico e na sociedade em geral sobre a crise e a
defasagem do ensino público no Brasil. Assim, nossa intenção com esse trabalho é
compreender as contradições que permeiam o universo escolar. Através da experiência do
estágio supervisionado vivenciamos o cotidiano da sala de aula e observamos na prática a
realidade da escola pública. Nosso estágio se desenvolveu em 2010 para atender as exigências
do componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em Geografia da UEPBUniversidade
Estadual da Paraíba- Campus III - Guarabira/PB. Nosso objetivo é entender
como a geografia escolar é trabalhada pelos professores do ensino médio da Escola EEFM
Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB. Para a pesquisa foi realizado
levantamento bibliográfico junto à biblioteca da UEPB e em bibliotecas virtuais da Capes e
CNPQ, leituras e fichamentos das obras selecionadas. Essas leituras nos ajudaram a elaborar o
arcabouço teórico do nosso trabalho. Além dos procedimentos de gabinete, foram realizadas
entrevistas com o diretor da escola e professores de geografia. Para fundamentar nossa
pesquisa foram realizadas observações em sala de aula no primeiro semestre de 2010.
Analisamos também o livro didático do professor de geografia. Através dessa primeira fase do
estágio foi possível o desenvolvimento do nosso projeto temático de ensino. Essa atividade
nos possibilitou a experiência da sala de aula, o contato com a regência e nos permitiu ainda o
contato com a subjetividade do ser professor. Para enriquecer nossa pesquisa fizemos registro
fotográfico da escola e dos alunos. Após a coleta e sistematização das informações
procedemos a elaboração do relatório de estágio. A experiência do estágio supervisionado foi
importante para se aliar as teorias adquiridas ao longo da graduação à prática docente. No
entanto, ela sozinha não garante a qualidade dos profissionais da educação. É necessário
cursos de aperfeiçoamento e formação continuada durante toda a carreira docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Regina Celly Nogueira da
Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado em geografia: formação inicial e prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |