dc.contributor.author |
Oliveira, Augusto Sérgio Bezerra de |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-10T18:49:39Z |
|
dc.date.available |
2016-11-10T18:49:39Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 910 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11733 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, A. S. B. de. O papel social da organização das aulas de geografia: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo pretende analisar de forma fundamentada o papel social da organização das aulas de Geografia na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Profº José Soares de Carvalho – Guarabira – PB. O texto construído é parte do resultado das pesquisas realizadas como bolsista do PIBID UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - entre os anos de 2012 e 2013. Aqui é importante discutir a dimensão do conteúdo das aulas de Geografia para uma escola, além do sentido de disciplina, existente na atualidade. A ciência geográfica também está fundamentada na base social e na formação pessoal de todos que fazem parte do espaço vivido, isso acontece devido a compreensão do espaço e do lugar que todos fazem parte, neste caso, a própria escola. Apesar de uma carga horária reduzida – a maioria das aulas com 45 minutos de duração. Ainda assim possuem um papel provocativo do pensar dos alunos e este processo, ligado ao pensamento crítico, na tentativa de construir alunos atuantes. Como uma ciência humana, o papel social designado a Geografia é de fundamental importância para a formação crítica dos alunos e para os elementos e fatores que fazem parte deste processo. O professor deve perceber as reações presentes dentro da sala de aula, como a participação, o envolvimento dos alunos com as atividades e a compreensão do conteúdo no decorrer da relação ensino aprendizagem e de que forma – positiva ou negativa - estas reações estão se aflorando na visão de seus alunos e com esses resultados (re)elaborar e adotar um processo contínuo de autoavaliação de sua metodologia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Lúcia de F. B. Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
O papel social da organização das aulas de geografia: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |