Resumo:
O presente estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores e alunos da 6º
ano do ensino fundamental da escola estadual de ensino fundamental e médio Rodrigues de
Carvalho, localizada no município de Araçagi, seu objetivo foi analisar as estratégias
utilizadas no estudo da Educação Ambiental. Para o levantamento de dados foi utilizado uso
da literatura existente e aplicação de questionários. A escolha da Escola Rodrigues de
Carvalho como fonte pesquisa, se deu entre as escolas situadas na área urbana do município
onde foram estabelecidos dois critérios para desenvolver a pesquisa: critério básico: (1) o já
conhecimento da realidade da mesma com relação aos parâmetros pré-estabelecidos: (2) a
questão de conveniência, por ser um ambiente o qual já tenho conhecimento. Analise dos
dados indicou a necessidade de que seja incentivado na escola, propondo reflexões que levam
o professor a compreender as questões ambientais para alem de suas dimensões biológicas,
químicas e físicas, bem como questões sócio - política, dentre outros, onde os professores e
alunos comportam-se em relação a seus direitos e deveres e exercem sua cidadania, assim
como, a garantia de um planejamento pedagógico direcionado a um contexto favorável à
aprendizagem dos conteúdos de Educação Ambiental, a partir de situações capazes de
potencializar o exercício da cidadania em relação ao meio ambiente, além de fazer com que a
temática ambiental se torne objeto de reflexão e estudo. Pudemos perceber que o trabalho é
fundamental para formação de indivíduos mais aptos a sua cidadania.
Descrição:
SILVA, R. A. da. A educação ambiental: uma forma de unificação
Escola x Cidadania. 2010. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.