Resumo:
A luta pela Educação Ambiental nasce através dos movimentos ambientalistas. A partir desses
movimentos ambientais surge a Educação Ambiental, que é a ferramenta de educação,
fomentada para a busca da solução e/ou minimização dos problemas ambientais propiciando a
sensibilização dos cidadãos. Os problemas gerados com os resíduos sólidos trazem
consequências negativas ao meio ambiente, quando estes estão relacionados à geração e ao
destino final, assim, consequentemente torna-se um dos agravantes da natureza da sociedade
moderna. Desse modo, a prática da Educação Ambiental dentro do espaço escolar, torna-se
essencial para a sensibilização dos alunos diante dos problemas ambientais, que busca a
minimização dos problemas relacionados aos resíduos sólidos. Nesse contexto, objetivou-se
com este trabalho estudar a Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental
e Supletivo Terlópedes Cruz para a minimização dos resíduos sólidos na cidade de Tacima-
PB. Os procedimentos adotados para pesquisa constaram das etapas de gabinete e campo. Em
gabinete realizou-se a triagem do material e instrumentos técnicos e bibliográficos e após esta
fase partiu-se para o campo com o intuito de atingir os objetivos delineados. Na pesquisa
foram aplicados cem (100) questionários com vinte e quatro perguntas (24) entre os discentes
da escola, e foi realizada no ano de 2010. Conclui-se que na presente escola não existe prática
efetiva de Educação Ambiental. Verificou-se que é realizado trabalho de conscientização por
parte dos professores e equipe técnica. A Eco 92, a Ecologia, nem tampouco a coleta seletiva
não são trabalhadas nem desenvolvidas temáticas dentro do espaço escolar, apontando-se que
não existem trabalhos de Educação Ambiental e resíduos sólidos na instituição. O
conhecimento dos alunos sobre a Educação Ambiental e sua importância no cotidiano escolar
não é evidenciado, uma vez que, os mesmos não conheciam tais práticas. Sugere-se que a
escola deva programar proposta de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos de maneira
satisfatória para a busca da solução relacionada a essa temática.
Descrição:
MELO, A. C. de. S. Educação ambiental na escola municipal de
ensino fundamental e supletivo Terlópedes Cruz: um
estudo de caso sobre os resíduos sólidos na cidade
de Tacima - PB. 2010. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.