Resumo:
O estágio supervisionado é uma ferramenta importante para o professor, visto que
nos permite uma relação direta com a prática. O presente artigo fala sobre a
experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
(EEEFM) Agenor Clemente dos Santos no período de 2015 a 2016. O artigo tem
como objetivo enfatizar o cotidiano escolar e as experiências que este traz consigo,
assim como as relações desenvolvidas em sala de aula, os conteúdos e
metodologias aplicadas, além de destacar a importância do estágio supervisionado
para a formação docente. Outro ponto a ser abordado é a questão do livro didático
por ainda ser um dos métodos mais utilizados em sala de aula. A presente pesquisa
encontra-se pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram utilizados vários
autores tais como: Azanha, (2006), Castrogiovanni, (2007), Libâneo (1994) Pimenta
(1999) Leite (2008), entre outros. Portanto, enfatizamos a importância desta
experiência vivenciada, no que se refere à formação dos futuros professores, pois
nele podemos chegar o mais próximo possível do contexto que vamos nos inserir
futuramente no âmbito escolar, e a partir daí poder socializar reflexões e
questionamentos para a melhoria da prática de ensino, como também aplicar novos
métodos de acordo com a necessidade de seus alunos e os recursos existentes na
escola.
Descrição:
FIRMINO, L. de F. Experiência vivenciada no estágio supervisionado na E.E.E.F.M. Agenor Clemente dos Santos. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.