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Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica sobre a prática docente, o livro didático e a questão afro-brasileira. Este estudo tem por objetivo identificar e analisar quais conteúdos relacionados à temática afro-brasileira e africana estão sendo abordados e como são desenvolvidos na prática pedagógica da professora e dos discentes de uma escola pública. O livro didático, que é um dos meios mais utilizados pela professora em sala de aula, é um material que deve ser analisado, tanto os conteúdos presentes no livro como o uso que é feito na prática do professor. A questão afro-brasileira é um desafio no cotidiano escolar, pois envolve várias ideias de construção de identidades, conhecimento da história e cultura negra a partir do olhar do negro. Para isso, nos embasamos em autores como: Albuquerque e Fraga Filho (2006), Souza (2013), Silva (2014), Werneck (1992), entre outros. Buscamos também, suporte teórico nos documentos oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) volumes 8 e 10, na lei 10.639/2003, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A pesquisa do referido trabalho é de natureza qualitativa. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2002). Para coleta de dados foi adotado a observação, entrevistas e conversas informais com a professora e alunos/as acerca da temática africana e afro-brasileira. Com base na análise dos conteúdos das entrevistas encontramos alguns pontos que foram mais enfatizados e categorizamos como: a prática docente e o ensino de história, além da identidade negra. Os resultados apontaram para os equívocos da ―transmissão‖ da história nos anos iniciais, que não é vista de forma positiva entre os alunos porque é abordada como uma disciplina que abarca muitas informações que os alunos não conseguem compreender. Por outro lado, o livro didático da coleção Aprender Juntos, apresenta alguns conteúdos sobre o negro, entretanto, poderia oferecer mais meios em que o aluno reflita e questione, permitindo assim, uma maior discussão do tema. Cabe ao docente criar as condições necessárias para o diálogo com seus alunos, inclusive abrindo espaço para a questão da identidade negra de forma que as pessoas, em especial, os alunos, superem a negação e aprendam o valor de ser negro. |
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